Ilê Iná Omi Alàfia


O "Ilê Iná Omi Alàfia - Axé de Agenju e Ìyá Doko" é uma casa de cultura Afro-Brasileira e visa à promoção de educação, cultura, saúde, bem-estar e equilíbrio em todos os níveis - espiritual, emocional, mental e físico- através da culto milenar das divindades Africanas denominadas Òrìsàs (Orixás) e seus ensinamentos trazidos ao Brasil pelos povos escravizados.

No Ilê (terreira) são realizadas diversas atividades, algumas fechadas - apenas para iniciados no culto, como por exemplo as obrigações iniciáticas- outras abertas - as festas em homenagem aos Orixás e sessões de umbanda e quimbanda. Também são realizadas consultas, acolhimento e aconselhamento, e trabalhos espirituais.

As consultas disponibilizadas no Ilê são o Jogo de Búzios, que é a consulta aos Orixás através do Oráculo repassado de um Babalorixá/ Iyalorixá(Pai/Mãe de Santo) a seu "filho-de-santo", apenas após cumpridos todos os preceitos iniciáticos na Religião de Culto aos Orixás. 

No "Ilê Iná Omi Alàfia - Axé de Agenju e Ìyá Doko" as consultas de búzios são realizadas pela Iyalorixá Fernanda de Oxum Doko, a qual é sacerdote no culto aos Orixás desde Outubro/2005. 


Os trabalhos espirituais realizados (Ebós, Oferendas, Banhos, Limpezas, Aberturas de Caminho, Axés de União, Axé de Saúde, Segurança de Vida, Segurança de Emprego, etc) sempre são indicados através da consulta aos Òrìsàs, quando necessários, e somente se destinam às finalidades de promoção de equilíbrio em alguma área da vida em que ele esteja faltando, ou à limpeza espiritual e energética.


Localização


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que ética e moral têm a ver com culto a Òrìsà?

         Ò s àlá representa a ideia de pureza ética, conforme seu nome primordial o define - O bàtálá - O ba ti àlà, o rei cuja roupa é bra...